Psicoterapia
Psicoterapia é um processo profundo de autoconhecimento e desenvolvimento psicológico em busca da totalidade do ser que lida com questões de sofrimento psíquico, traumas, angústias, dificuldades, transtornos, luto, estresse, depressão, ansiedade, autoconhecimento, autoestima. O Psicólogo utiliza de sua escuta terapêutica, empatia e sigilo a fim de proporcionar um ambiente acolhedor, gerador de transformação e autoconhecimento.“O impulso mais forte é a necessidade de se tornar aquilo que se é”. VON FRANZ
A Psicologia Analítica Junguiana: A psicologia analítica (Junguiana) trabalha o inconsciente, incentivando explorar sonhos, fantasias e imagens internas, símbolos que muitas vezes podem fornecer insights valiosos sobre questões, conflitos, pois busca o autoconhecimento. Isso possibilita tornar-se mais consciente de seus pensamentos e sentimentos, o que contribui na busca de ser quem se realmente é (processo de Individuação). “O terapeuta cuida do ser, dá-lhe tempo, silêncio, um espaço onde possa recolher-se e descansar na criatura humana. ” Jean-Yves Leloup – CUIDAR DO SER
Arteterapia
A Arteterapia é um processo terapêutico que tem como base teorias da psicologia (Psicologia Analítica Junguiana, Gestalt terapia, Psicanálise) e utiliza da Arte e suas técnicas como forma de comunicação e expressão, facilitando a exteriorização de conteúdos até então inconscientes. Proporciona o fortalecimento da auto-estima, da autoconfiança e do crescimento individual e coletivo. Reinventa modos de lidar com a realidade prática, tanto pelos processos criativos como pelos vínculos, as relações humanas. Possibilita a ampliação de habilidades, aumenta a autonomia e permite que o sujeito se sinta como “agente de mudanças”. É uma forma de linguagem que permite a liberdade de expressão, a criatividade, o desenvolvimento emocional e social.
Atendimento Online
A Arteterapia também pode acontecer no formato Online. Por ser uma experiência criativa e se desenvolver conforme a história e necessidades do cliente, é possível construir um processo mesmo a distância. O Arteterapeuta em sua escuta clínica irá definir junto ao cliente atividades e técnicas artísticas que serão analisadas nas sessões. Estas atividades arteterapêuticas podem ser realizadas durante a sessão online ou no decorrer da semana conforme instruções do terapeuta e habilidades do cliente que serão apresentadas e discutidas na sessão. Assim o cliente tem liberdade de trabalhar com seus próprios materiais de arte ou pedir ao Arteterapeuta que lhe envie um “Kit Arte” com materiais de arte e algumas instruções.
Técnicas de Arteterapia
O desenho é uma atividade muito usada para entrevistas iniciais. Facilita o processo de vinculação com o terapeuta além de trazer elementos essenciais da história de vida do cliente. É uma atividade que pode aliviar tensões onde o sujeito entra num nível de concentração e desliga de fatores muito racionais podendo se soltar de suas máscaras sociais e se encontrar com seu eu. Costuma-se usar: lápis grafite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, giz carvão, giz pastel. Em papel canson, sulfite, cartolina,etc.
A pintura é uma atividade excelente para ser usada quando houver maior vínculo entre terapeuta e cliente. De material fluido mais difícil de controlar e que por isso nos remete mais facilmente às emoções. Possibilita maior autoconhecimento ao se deparar com sua obra pronta, durante o fazer traz movimento, leveza, sensações de diferentes texturas. Quando a pessoa está mergulhada no processo da terapia pode trazer a tona muitos conteúdos internos a serem trabalhados pelo fácil acesso ao símbolos pessoais e arquetípicos do inconsciente. Costuma-se usar: tintas guache, aquarela, acrílica, óleo, pastel. Em papel canson, sulfite, cartolina, tela, etc.
A Colagem é uma ótima técnica para ser usada no início das sessões e com pessoas que tem dificuldades no começo em lidar com atividades artísticas pela falta de costume. Também pode facilitar a comunicação de pessoas que por timidez se sentem melhor em demonstrar conteúdos por imagens prontas. Mas também é uma técnica que explora a criatividade e a construção de imagens a partir do que se tem em mãos, sendo assim simbolizar desafios, obstáculos para se chegar na produção de sua obra e por fim na comunicação com o terapeuta e consigo mesmo. Costuma-se usar: revistas, jornais, papéis coloridos, feltros, tecidos, EVA. Em papel canson, sulfite, cartolina,etc.
A Escrita também pode ser usada na Arteterapia de diversas formas. Escrever e ler é uma oportunidade de elaborar. A técnica será utilizada conforme o contexto e avaliação do terapeuta e cliente dentro do processo terapêutico, através de cartas, poesias, letras de músicas, a criação de uma história, de um livro pessoal.
A relação entre psicoterapia e arteterapia é uma sinergia vital. Ambas têm como objetivo promover a saúde mental e o bem-estar emocional. Enquanto a psicoterapia tradicional pode trabalhar diretamente com o diálogo, a arteterapia proporciona um espaço criativo que complementa essa interação, permitindo que os pacientes acessem partes mais profundas de suas emoções. Essa combinação resulta em um tratamento mais holístico e eficaz, atendendo a diferentes necessidades dos indivíduos.Whatsapp

sofrimento psíquico
Solidão: Pode ser prejudicial quando usada como fuga. Isolar-se para evitar conflitos, relacionamentos ou o confronto com sua sombra, pode gerar um isolamento extremo, a uma desconexão perigosa do mundo objetivo, alimentando fantasias delirantes ou depressão. Se a solidão vem acompanhada de vazio existencial, depressão profunda ou pensamentos autodestrutivos, pode indicar que o inconsciente está enviando mensagens para uma maior integração com o consciente.
Depressão:A depressão pode forçar o indivíduo a confrontar seu inconsciente, a olhar para dentro, fazer uma auto reflexão. Se o ego, que lida com a realidade externa, está unilateral, desalinhado com as necessidades mais profundas da psique, o inconsciente pode reagir trazendo a depressão para tentar restaurar o equilíbrio. Os sintomas depressivos são vistos como mensagens, formas pelas quais o inconsciente tenta se comunicar. É uma tentativa de autorregulação da psique, é preciso entender o significado da depressão e como ela pode servir ao crescimento psicológico. Durante as sessões, é importante explorar o que a depressão está tentando comunicar. Para isso é preciso analisar os conteúdos do inconsciente, através dos sonhos, dos desenhos, de técnicas como a imaginação ativa. Pois é na integração destes conteúdos inconscientes à consciência que o indivíduo pode viver com uma personalidade mais íntegra e autêntica.
Estresse: É uma sobrecarga do ego quando este tenta controlar ou negar conteúdos inconscientes como complexos, traumas e desejos reprimidos. Uma pessoa que vive uma máscara social rígida, pode desenvolver estresse crônico por suprimir partes autênticas de si. Corpo e mente em estado de estresse estão sempre em alerta, havendo um desgaste de energia e aumento de substâncias que o corpo produz como o cortisol que trazem uma descompensação. Estamos sempre em estresse quando queremos nos conectar o tempo todo com o mundo externo e suas exigências, quando ficamos tentando nos encaixar e satisfazer as vontades das pessoas ao redor, do mercado de trabalho, da vida social, sem pensamos se isso nos conecta a nós mesmos, se estamos sendo autênticos e vendo sentido em toda essa bagagem de atividades, modos de viver, rotinas “ideias”, aparência “perfeita”. Para sair deste estado é importante a Conexão com seu mundo interno.
Ansiedade: Ela vem de Complexos inconscientes que geram medo, angústia sem “motivo aparente” muitas vezes, gerando sintomas físicos. Quando nossa mente está tentando se autorregular de algo errado que está acontecendo e não está sendo possível elaborar, tomar plena consciência do fato e estratégias claras para lidar com este desequilíbrio. Temos complexos, como por exemplo o Complexo de Inferioridade, do Impostor, Materno, etc. Quando um complexo está ativado e no inconsciente e o Ego não dá conta de lidar com ele, surgem sintomas ansiosos como sinalizadores para a tomada de consciência, confronto, elaboração e transformação que podem ser facilitados na psicoterapia.
Existem também outros sofrimentos Psíquicos muito presente nas pessoas no mundo atual e que podemos tratar na psicoterapia e na arteterapia, como Fobias, Angústia, Irritabilidade, Falta de propósito, Conflitos familiares, Desesperança , Pessimismo , Vazio, Insegurança, Luto entre outros. No processo terapêutico existem meios de se chegar ao contato com conteúdos do inconsciente para lidar com o sofrimento psíquico, como a análise dos sonhos, a imaginação ativa, as técnicas expressivas (arteterapia), junto com o vínculo com o terapeuta que deve proporcionar um ambiente seguro, acolhedor, de escuta plena.
