ATELIÊ TERAPÊUTICO LIGIA MORAES


ARTETERAPIA

A Arteterapia é um processo terapêutico que tem como base teorias da psicologia ( Psicologia Analítica Junguiana, Gestalt terapia, Psicanálise)e utiliza da Arte e suas técnicas como forma de comunicação e expressão, facilitando a exteriorização de conteúdos até então inconscientes. Ela proporciona o fortalecimento da auto-estima, da autoconfiança e do crescimento individual e coletivo. Reinventa modos de lidar com a realidade prática, tanto pelos processos criativos como pelos vínculos, as relações humanas. Ela possibilita a ampliação de habilidades, aumenta a autonomia e permite que o sujeito se sinta como “agente de mudanças”.É uma forma de linguagem que permite a liberdade de expressão, a criatividade, o desenvolvimento emocional e social.

Atendimento Online A Arteterapia também pode acontecer no formato Online. Por ser uma experiência criativa e se desenvolver conforme a história e necessidades do cliente, é possível construir um processo mesmo a distância. O Arteterapeuta em sua escuta clínica irá definir junto ao cliente atividades e técnicas artísticas que serão analisadas nas sessões. Estas atividades arteterapêuticas podem ser realizadas durante a sessão online ou no decorrer da semana conforme instruções do terapeuta e habilidades do cliente que serão apresentadas e discutidas na sessão. Assim o cliente tem liberdade de trabalhar com seus próprios materiais de arte ou pedir ao Arteterapeuta que lhe envie um “Kit Arte” com materias de arte e algumas instruções.

Benefícios e Técnicas

Os benefícios são diversos na produção da obra artística.  É importante poder falar sobre a obra e refletir junto com o terapeuta. Isso traz umautoconhecimento e um aflorar de afetos, sentimentos e traumas até então adormecidos que causavam sintomas podendo transformar dores e buscar qualidade de vida. As técnicas são diversas: desenho, pintura, escrita criativa, poesias,músicas, modelagem, colagem, construção, fotografia entre outras.  Elas são escolhidas conforme o contexto, história pessoal, momento e temas trazidos na terapia.

 “A experiência arteterapêutica pode acolher e dar forma e significado ao que antes se apresentava como um desconforto.” ARCURI

DESENHO

análise de desenhos; desenho terapêutico;

O desenho é uma atividade muito usada para entrevistas iniciais. Facilita o processo de vinculação com o terapeuta além de trazer elementos essenciais da história de vida do cliente. É uma atividade que pode aliviar tensões onde o sujeito entra num nível de concentração e desliga de fatores muito racionais podendo se soltar de suas máscaras sociais e se encontrar com seu eu.   Costuma-se usar: lápis grafite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, giz carvão, giz pastel. Em papel canson, sulfite, cartolina,etc.

PINTURA

A pintura é uma atividade excelente para ser usada quando houver maior vínculo entre terapeuta e cliente. De material fluido mais difícil de controlar e que por isso nos remete mais facilmente às emoções. Possibilita maior autoconhecimento ao se deparar com sua obra pronta, durante o fazer traz movimento, leveza, sensações de diferentes texturas. Quando a pessoa está mergulhada no processo da terapia pode trazer a tona muitos conteúdos internos a serem trabalhados pelo fácil acesso ao símbolos pessoais e arquetípicos do inconsciente. Costuma-se usar: tintas guache, aquarela, acrílica, óleo, pastel. Em papel canson, sulfite, cartolina, tela, etc.

COLAGEM

colagem na terapia;

A Colagem é uma ótima técnica para ser usada no início das sessões e com pessoas que tem dificuldades no começo em lidar com atividades artísticas pela falta de costume. Também pode facilitar a comunicação de pessoas que por timidez se sentem melhor em demonstrar conteúdos por imagens prontas. Mas também é uma técnica que explora a criatividade e a construção de imagens a partir do que se tem em mãos, sendo assim simbolizar desafios, obstáculos para se chegar na produção de sua obra e por fim na comunicação com o terapeuta e consigo mesmo.  Costuma-se usar: revistas, jornais, papéis coloridos, feltros, tecidos, EVA. Em papel canson, sulfite, cartolina,etc.

MODELAGEM 

modelagem na arteterapia; argila na terapia;

A Modelagem traz a possibilidade de se trabalhar com formas tridimencionais. Costuma-se utilizar de massa de modelar mas principalmente a argila. Existem estudos sobre o uso da argila que traz uma conexão com a terra, com a natureza, movimenta energias internas, limpeza de pensamentos e energias negativas. Seu manuseio traz uma troca de sensações entre a pela e a argila que podem ser de frio, calor, umidade, secura. Traz contato com emoções fortes, usada em processo de terapia de forte vínculo e com propósitos específicos construídos entre terapeuta e cliente.

CONSTRUÇÃO

atividade arteterapêutica;

A Construção é uma atividade ampla com diversas possibilidades de materiais. Pode-se construir desde um objeto como uma maquete. Costuma-se utilizar sucatas, palitos, barbantes, arames, madeira, folhagem seca, sementes, pedras, etc. Ela possibilita a criatividade, lidar com desafios, auto conhecimento, planejamento, frustrações, pode concretizar símbolos até então internos que podem ser trabalhados no processo da terapia.

ESCRITA

A Escrita também pode ser usada na Arteterapia de diversas formas. Escrever e ler é uma oportunidade de elaborar.  A técnica será utilizada conforme o contexto e avaliação do terapeuta e cliente dentro do processo terapêutico, através de cartas, poesias, letras de músicas, a criação de uma história, de um livro pessoal.

PSICOLOGIA E ARTETERAPIA

A relação entre psicoterapia e arteterapia é uma sinergia vital. Ambas têm como objetivo promover a saúde mental e o bem-estar emocional. Enquanto a psicoterapia tradicional pode trabalhar diretamente com o diálogo, a arteterapia proporciona um espaço criativo que complementa essa interação, permitindo que os pacientes acessem partes mais profundas de suas emoções. Essa combinação resulta em um tratamento mais holístico e eficaz, atendendo a diferentes necessidades dos indivíduos.

Home » ARTETERAPIA

ATELIÊ TERAPÊUTICO LIGIA MORAES